CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » Vencer juntos os desafios

Vencer juntos os desafios

Juntos somos mais fortes. Foi com essa frase que finalizamos nosso discurso de posse, há exatos 18 meses, junto com outros 19 conselheiros estaduais, assumindo a atual gestão do CAU/PE. Acreditamos nisso – na união de todos em prol de um objetivo maior, independentemente de qualquer tipo de disputa. É ao lado desse grupo de colegas de profissão que temos direcionado todos os esforços por um CAU/PE cada vez mais atuante, eficiente e eficaz em sua missão e, sobretudo, muito mais perto de todos os profissionais e da sociedade em geral. Assim tem sido desde o primeiro dia de gestão.

Sabíamos que não seria uma missão fácil, mas de fato subestimamos a magnitude desse desafio de atuar na gestão de uma autarquia pública federal do tamanho do CAU, com tudo que se aplica a um órgão da administração pública indireta, criado para regular o exercício da profissão.

Ajustar nossa rotina diária pessoa de trabalho para doar parte desse tempo a esse novo desafio, entender que ir ao CAU/PE não era uma atividade que seria feita “quando fosse possível”, mas que a partir daquele primeiro dia, de forma honorífica, seria feita com a mesma seriedade como tratamos nosso escritório foi, sem dúvida, um dos maiores desafios que já tivemos que vencer.

Passados esses 18 meses, percebemos o que é de fato lidar com a burocracia pública, o quão difícil é inovar dentro desse ambiente, mas o compromisso é tamanho que não esmorecemos frente às primeiras dificuldades. Como trabalho nunca nos assustou, arregaçamos as mangas e tomamos as rédeas da situação com a ajuda de um verdadeiro exército de sonhadores: oxigenamos e motivamos toda a equipe de colaboradores, aplicamos novas e inovadoras estratégias de planejamento e, acima de tudo, decidimos que todos os profissionais registrados deveriam receber a mesma atenção, seja na capital ou no interior do estado.

Todo esse esforço e dedicação iniciais resultaram em ações concretas em diversas áreas da gestão, em sua grande maioria bem avaliadas, mas somos, por princípio, muito críticos e otimistas, por isso temos também a convicção que ainda há muito a ser feito. Vivemos aquela máxima de que “quanto mais se faz, mais é preciso fazer”. Os tempos são outros, e precisamos atualizar permanentemente nossa instituição.

Importante ressaltar que os resultados já alcançados só foram possíveis por um esforço conjunto, coletivo, da equipe de colaboradores internos do CAU/PE, dos conselheiros e de profissionais que se incorporaram a essa desafiadora missão. Buscamos seguir à risca a missão estabelecida para o CAU: primeiro educar, depois orientar e fiscalizar. Tratamos esses três objetivos de modo integrado. Com isso foi possível tratar de temas muito pouco “tocados” pelo CAU.

Até o final do ano teremos ampliado essas ações em cerca de 150%. Somos o CAU/UF hoje com maior participação em eventos de valorização da arquitetura e urbanismo, levamos palestras, debates e oficinas para além do Recife, no Agreste e no Sertão. Abrimos as plenárias para transmissões ao vivo, possibilitando o acesso aos profissionais e da sociedade em geral, ampliamos nossa comunicação em rede sociais, chegando muito mais próximo de todos. Entendemos que devemos ter um olhar para a profissão e para quem ingressará nela. Um olhar que, acima de tudo não crie nenhum tipo de divisão ou tratamento desigual.

Enquanto Conselho Profissional temos que primar pela igualdade e pela valorização da profissão. Esse tem sido o norte nesses 18 meses de gestão.

Mais uma vez externamos nossa gratidão a todos que contribuíram com a gestão direta ou indiretamente, a todos que entenderam que nossa instituição deve atuar no sentido de todos os profissionais, sem priorizar esse ou aquele segmento, um olhar amplo, mais inclusivo, baseado numa perspectiva de que dá para fazer mais e melhor, alcançando todo o território estadual, ampliando fronteiras, chegando onde praticamente não atuávamos. Hoje podemos afirmar que somos um CAU/UF referência no País.

Com a convicção de que aceitamos essa missão como voluntários de uma causa maior – pugnar pela arquitetura e urbanismo – ratificamos nosso compromisso com todos para cada vez mais fortalecermos nosso Conselho Profissional, com a certeza que cabe somente a nós, arquitetos e urbanistas, esse papel.

Por acreditar que juntos somos mais fortes, encerramos com uma reflexão que tem nos ajudado nessa caminhada, na medida em que tem contribuído para afirmar a doação do tempo e do trabalho de todos os conselheiros, colaboradores, e profissionais voluntários, nesse grande desafio: muito antes de apenas pensar no que o nosso Conselho pode fazer por nós profissionais, é importante refletir o que nós podemos fazer pelo fortalecimento do CAU e, consequentemente para a nossa profissão. Com certeza deste modo chegaremos num futuro melhor para todos nós, arquitetos e urbanistas pernambucanos. Somente juntos iremos conseguir vencer esse desafio”.

Rafael Amaral Tenório | Tomás Lapa | Alexandre Mesquita | Henrique Lins
Conselho Diretor CAU/PE

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

2 respostas

  1. Vida longa ao CAU/PE, instituição que foi concebida em prol da defesa da boa arquitetura e do honroso ofício de arquiteto e urbanista. O aperfeiçoamento e a humanização de qualquer sociedade passa pelo viés da arquitetura. Parabéns.

Os comentários estão desabilitados.