CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » Pioneiro de arquitetura social, Clóvis Ingelfritz da Silva morre em Porto Alegre

Pioneiro de arquitetura social, Clóvis Ingelfritz da Silva morre em Porto Alegre

Responsável pela implantação do primeiro projeto de ATHIS,na década de 1970, faleceu neste sábado (23.11) em Porto Alegre (RS), o arquiteto e urbanista Clóvis Ingelfritz da Silva.

O CAU/PE destaca a lacuna deixada pelo arquiteto, referência para todos que se engajam no processo de busca de soluções coletivas para a arquitetura e urbanismo. Ao mesmo tempo, se solidariza com a família, em especial o presidente do CAU/RS, filho de Clóvis da Silva e enaltece seu legado deixado a todas as geracões.

Seu pioneirismo na implantação de um projeto de assistência técnica para habitação de interesse social, na década de 1970, em Porto Alegre, foi a semente da ATHIS no país.

O arquiteto foi presidente e fundador da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entre 1983 e 1986, e do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), em suas primeiras três diretorias (1974 a 1983). Também foi vice-presidente do CAU/RS.

Em outubro passado, Clóvis Ilgenfritz da Silva foi homenageado no 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), realizado em Porto Alegre, com o Colar de Ouro, comenda criada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) como reconhecimento máximo aos arquitetos pela sua obra e atuação profissional.

Formado em 1965 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), o arquiteto Clóvis Ingelfritz da Silva dedicou boa parte de sua trajetória profissional a trabalhos de habitação popular e planejamento urbano, dividindo-a com a atuação em entidades representativas dos arquitetos. Ele foi pioneiro na defesa da Assistência Técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social, que considerava “como um SUS da habitação”, fundamental para melhorar as moradias e atingir um segmento da população sempre desassistido.

No currículo de Clóvis está também uma extensa atuação ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo sido um dos fundadores do partido (1981) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no mesmo ano.Foi vereador em Porto Alegre por três vezes na década de 1990 e deputado federal.

* Com informações CAU/BR

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *