CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » O equilíbrio é o melhor caminho

O equilíbrio é o melhor caminho

Conciliar a maternidade e os desafios profissionais pode parecer complicado para algumas mulheres, principalmente em início de carreira. Com a experiência dos filhos Victor, 19 anos; Caio, 16, e Maria Fernanda, 7, a arquiteta e urbanista Soraya Carneiro Leão, traduz de maneira simples o segredo para se chegar ao equilíbrio: a plena compreensão de  que é essencial – possível e necessário – para integrar esses dois universos por meio do amor.

Tanto que Victor e Caio logo conheceram o lado da “arquiteta-mãe”, que precisava levá-los, ainda bebês, em visitas a obras para não abandonar o compromisso da “mãe-arquiteta”, assegurando a amamentação exclusiva até os seis meses de idade. São parte de histórias familiares que marcaram o início da carreira da profissional, que se dedica há 23 anos a projetos de arquitetura em diversas áreas.

Já Maria Fernanda chegou com a vida mais arrumada, na qual foi possível ter uma agenda mais equilibrada, porém sem que Soraya esqueça do apoio incondicional que recebeu da mãe e da avó no seu processo de “mãe-arquiteta”, principalmente com os dois primeiros filhos.

“Sem elas eu não teria conseguido nada. Sempre estiveram por perto para que eu pudesse sonhar, trabalhar e realizar. Com elas que aprendi a ser mãe e é nelas que me inspiro diariamente, para tudo”, afirma. Com ligações afetivas maternas tão fortes, Soraya admite que é impossível definir seu lado mais presente.

“Não me vejo apenas mãe e nas horas vagas arquiteta. Isso é fora da minha realidade. Desde os primeiros instantes da maternidade, vivo uma realização plena, tentando ser a mãe que sonhei, mas com espaço para uma profissional que sempre busquei. E procuro dar o melhor que posso à minha família, à arquitetura e urbanismo”, declara.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp