CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » Participação dos alunos marca visita do CAU/PE a instituição de ensino

Participação dos alunos marca visita do CAU/PE a instituição de ensino

Cláudia Torres em palestra na Esuda
Visita à Esuda foi a primeira de um ciclo de palestras programadas até o final do ano. Foto: CAU/PE

“O encontro trouxe muitas informações e despertou para a necessidade de conhecer o Conselho e participar dele.” Esta foi a opinião do estudante do décimo período do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Esuda Ulisses Bivar sobre a palestra ministrada pela coordenadora da comissão de formação e ensino do CAU/PE, Cláudia Torres, na última quarta-feira (02). O evento abriu um ciclo de visitas programado pela entidade até o final do ano e contou também com explanações do gerente administrativo Armando Moury e da coordenadora de TI Katchbyanca Calado e com uma grande interação por parte dos estudantes presentes.

Além de explicar como a entidade funciona, apresentar o censo dos arquitetos, falar sobre o que foi conquistado durante esse primeiro ano de atividades e esclarecer dúvidas sobre legislação, cadastramento, etc., a conselheira Cláudia Torres lembrou que nenhuma das instituições de ensino pernambucanas completou o registro no Conselho. “As escolas são importantíssimas para orientar no exercício da profissão. O cadastro nos aproxima e facilita vários trâmites”, pontuou. Outro ponto tocado na conversa foi o lançamento de um selo de qualidade para as faculdades e universidades da área a nível nacional, iniciativa que está sendo articulada pelo CAU/BR junto com os conselhos estaduais.

A iniciativa evidenciou a importância da construção de um canal de diálogo entre o CAU/PE e a sociedade, nesse caso, representada pela a comunidade acadêmica. Para o aluno Bruno Miranda, destacaram-se na palestra pontos como a criação do Código de Ética e da resolução que determina atividades exclusivas dos arquitetos e urbanistas. “O que mais me surpreendeu foi saber todo o processo que passamos no cenário profissional desde a criação do Conselho e os benefícios que teremos com isso. Foi importante para sabermos dos nossos direitos e deveres enquanto arquitetos”, afirmou o estudante, que está prestes a se formar.

Atualmente, Pernambuco conta com seis instituições de ensino superior oferecendo o curso de graduação em arquitetura e urbanismo: Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco, Faculdade Damas, Faculdade Esuda, Maurício de Nassau e Faculdade do Vale do Ipojuca, esta última em Caruaru. A próxima entidade a receber a equipe do Conselho será a Faculdade Damas, ainda neste mês de outubro.

Confira no vídeo abaixo um trecho da palestra:

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp