CAU/PE conquista espaço diferenciado junto à sociedade
24 de abril de 2013 |
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Apesar do período ainda pequeno de fundação, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) já tem o que mostrar tanto para seus participantes, como para a sociedade em geral. São projetos, ações e atividades que serviram em determinados momentos para organizar a recém-construída estrutura do conselho, como também para demarcar a dimensão social da instituição.
Para o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, a entidade cumpriu bem o seu papel, visto que nem completou ainda um ano de instalação: “O objetivo de representar um grupo de diálogos e análise da nossa sociedade vem funcionando. Nossa tarefa de fiscalização se fortalece com o contato com a população, seja formada pelos arquitetos e urbanistas ou não”, completa.
Balanço das ações:
I – Instalação e Planejamento
– Eleição eletrônica (com envio de senhas aos cadastrados);
– Posse do presidente e conselheiros;
– Convênio com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) para compartilhamento de sede no período de transição;
– Implementação do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU);
– Elaboração do Planejamento Estratégico da entidade;
– Contratação de quadro funcional provisório, através de Livre Provimento e Demissão, das funções de Diretora Geral, Gerente Técnico e Operacional e Gerente Financeiro/Administrativo;
– Contratação provisória da Diálogo Comunicação como empresa prestadora de assessoria de imprensa (por tomada de preço);
– Solenidade de instalação do CAU/PE na Assembleia Legislativa de Pernambuco;
– Instalação de cinco comissões para aperfeiçoar o atendimento (Exercício Profissional, Atos Administrativos, Ensino e Formação Profissional, Finanças e Ética Profissional), e criação de calendário para a realização de reuniões periódicas pelas mesmas;
– Contratação da Diálogo Comunicação e Marketing (Processo licitatório mediante carta convite – menor preço)
II – Fiscalização e Participação
– Articulação com a Prefeitura do Recife de acordo de cooperação técnica para implantação do WEBGIS e desenvolvimento para as ações conjuntas de fiscalização;
– Participação no 3º Simpósio Internacional de Arquitetura e Construção Sustentável (SIACS) 2012 – Etapa Recife, realizado em setembro;
– Criação do Colegiado Permanente, composto por: SAEPE; IAB; ASBEA, ASBAI, ABEA, ABAP;
– Ofícios enviados às prefeituras de Olinda e da Cidade do Recife pedindo esclarecimentos sobre obras irregulares;
– Parecer técnico entregue ao Governo do Estado sobre os viadutos da Avenida Agamenon Magalhães;
– Parecer técnico sobre o projeto governamental Rios da Gente;
– Participação em reunião em que o governador Eduardo Campos anunciou a suspensão do projeto dos viadutos na Avenida Agamenon Magalhães;
– Participação de reuniões com a prefeitura para debater detalhes técnicos do projeto Rios da Gente;
– Participação de reunião solicitada pela Federação Pernambucana de Futebol, que propôs convênio com o CAU/PE e Crea/PE;
– Reunião com a prefietura de Olinda para receber informações sobre as obras em curso na orla olindense.
III – Debates com a sociedade
– Realização do workshop Recife Exchange Amsterdã (rXa);
– Apresentação (por Roberto Montezuma) da proposta do CAU/PE na Ademi;
– Apresentação da conselheira Cláudia Torres (Comissão de Ensino e Formação Profissional) em seminário da Faculdade Maurício de Nassau;
– CAU/PE sedia reunião da Comissão de Ética do CAU/BR e Comissão de Planejamento e Finanças;
– Participação na conferência “Rio+20”, quando o presidente Roberto Montezuma apresentou o estudo de caso (Árvore de Água) desenvolvido durante o Workshop rXa;
– Realização de workshop com entidades do setor para elaboração de documento com propostas urbanísticas para os municípios pernambucanos, destinado aos candidatos a prefeito do Recife;
– Participação no debate “Impactos dos grandes empreendimentos e os desafios da governança municipal”, promovido pela Agenda Pública;
– Participação de debates para o fórum Recife que Queremos;
– Apresentação e entrega do documento com propostas urbanísticas para os municípios pernambucanos aos candidatos mais bem colocados nas pesquisas para Prefeitura do Recife: Geraldo Júlio, Mendonça Filho, Daniel Coelho e Humberto Costa;
– Participação na reunião ampliada do CAU/BR, realizado em agosto, em Brasília;
– Apresentação do projeto “Recife 500 anos – Árvore da Água” na Cúpula de Bogotá, quando Roberto Montezuma foi a convite da organização do evento.
IV – Administração e Capacitação
– I Seminário de instalação do CAU;
– Treinamento de equipe técnica no CAU/BR;
– Convênio com o Banco do Brasil para partição, na origem, da arrecadação do Conselho;
– Ampliação da equipe com a contratação de três novas funcionárias para atender as funções de Secretária Geral, Assistente Administrativa e Coordenadora de Tecnologia da Informação;
– Capacitação de funcionários para atuação como pregoeiros eletrônicos, em curso promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Recife;
– Capacitação de funcionários para elaboração de editais e licitações, através de curso promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Recife;
– Participação de funcionários no curso “Rumo a uma cultura de acesso à informação: a Lei 12.527/2011”, da Escola Virtual da Controladoria-Geral da União;
– Elaboração de Planos de Ação – CAU/PE – 2012;
– Participação do Seminário de Planejamento e Finanças para elaboração de Planos de Ação de 2013;
– Participação do Seminário de Organização e Administração;
– Participação do conselheiro Francisco Buarque nos Seminários Comissão de Ética e Disciplina (CED), contribuindo na elaboração do Código de Ética e Disciplina dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil;
– Participação do Seminário de Ensino e Disciplina.
V – Atendimento ao público
– Participação de Treinamento sobre o KITBIO – Coleta de dados biométricos para emissão de carteiras de identificação do CAU;
– Parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Pernambuco;
– IPHAN/PE; com CREA/PE e Prefeitura da Cidade de Caruaru, para contribuição na coleta de dados biométricos dos profissionais em Arquitetura e Urbanismo;
– Emissão de 1.855 carteiras profissionais (até o dia 22 de abril de 2013).
VI – Comunicação interna e externa
– Contratação de empresa para criação e manutenção do novo site da entidade;
– Lançamento de newsletter institucional (Informe CAU/PE) e envio de 32 edições;
– Criação de informe interno (Expresso da Comunicação);
– Produção de conteúdo pra novo site;
– Elaboração/produção de plaquete da solenidade de instalação da entidade.