CAU/PE conquista espaço diferenciado em 2012
15 de janeiro de 2013 |
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O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) encerra seu primeiro ano de atividades com um balanço positivo, resultado da diversificação, qualidade e consistência de suas ações. Com iniciativas voltadas para a prestação de serviço e o diálogo não só com a categoria, mas com toda a sociedade, o CAU/PE fecha 2012 ratificando a importância da sua existência, antes um desejo antigo, hoje realidade concreta. Como previam os que há mais de 50 anos lutaram por essa realidade, todos saíram ganhando: os arquitetos e a sociedade.
Os desafios, como já sabiam os que compõem a entidade, foram muitos. Desde a simples estruturação física do espaço que este conselho ocupa, à formatação de procedimentos, protocolos e dinâmicas por muitos desconhecidos, essa jornada se revelou engrandecedora para toda a equipe. Seja pelo agregado formal, hoje já praticamente ‘dominado’, ou pelo exercício constante da civilidade democrática – atributo recorrentemente partilhado nas reuniões dos conselheiros – essa experiência já é um marco na vida de cada um de nós.
Os processos internos para a montagem do conselho vêm se revelando acertados, transcorrendo a partir da implantação do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (Siccau), treinamento de equipe, definição da diretoria, instalação de comissões administrativas, contratação de prestadores de serviço, entre outros. A seriedade e compromisso do CAU/PE são plenamente verificáveis, desde a concepção do Planejamento Estratégico da entidade, responsável por guiar internamente todos os seus membros e lançar para a sociedade o traçado para novos caminhos a se seguir e pensar na construção de locais melhores para se viver.
O agir e pensar no exercício qualificado da Arquitetura e Urbanismo no Recife e no Pernambuco do amanhã são pilares do CAU/PE, o que foi demonstrado com encontros promovidos, como o workshop Recife Exchange Amsterdã (rXa), com a elaboração de um projeto que chegou a ser exibido durante a Cúpula de Bogotá, na Colômbia, e a entrega de documentos de compromisso com a cidade aos candidatos a prefeito do Recife. O prefeito eleito, Geraldo Júlio (PSB), não só recebeu o documento como prometeu adicioná-lo a seu plano governamental.
A capacidade de diálogo com a sociedade é refletida na transparência desta nova instituição. O CAU/PE promoveu o inédito processo de cadastramento de todos os arquitetos e urbanistas do Estado, o que vai possibilitar o conhecimento do tamanho dessas categorias, além do posicionamento geográfico. É o mapeamento de profissionais que cada vez mais se preparam para o devido serviço de fiscalização e pensamento estratégico, tão necessário nos dias de hoje. Esses profissionais passam também a ter, pela primeira vez, uma carteira de identidade profissional.
Para o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, a entidade cumpriu bem o seu papel, visto que nem completou ainda um ano de instalação: “O objetivo de representar um grupo de diálogos e análise da nossa sociedade vem funcionando. Nossa tarefa de fiscalização se fortalece com o contato com a população, seja formada pelos arquitetos e urbanistas ou não”, completa.
AÇÕES – Apesar do período ainda pequeno de fundação, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) já tem o que mostrar tanto para seus participantes, como para a sociedade em geral. São projetos, ações e atividades que serviram em determinados momentos para organizar a recém-construída estrutura do conselho, como também para demarcar a dimensão social da instituição.
Balanço das ações:
I – Instalação e Planejamento
– Eleição eletrônica (com envio de senhas aos cadastrados);
– Posse do presidente e conselheiros;
– Convênio com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco(Crea-PE) para compartilhamento de sede no período de transição;
– Implementação do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU);
– Elaboração do Planejamento Estratégico da entidade;
– Contratação de quadro funcional provisório, através de Livre Provimento e Demissão, das funções de Diretora Geral, Gerente Técnico e Operacional e Gerente Financeiro/Administrativo;
– Contratação provisória da Diálogo Comunicação como empresa prestadora de assessoria de imprensa (por tomada de preço);
– Solenidade de instalação do CAU/PE na Assembleia Legislativa de Pernambuco;
– Instalação de cinco comissões para aperfeiçoar o atendimento (Exercício Profissional, Atos Administrativos, Ensino e Formação Profissional, Finanças e Ética Profissional), e
criação de calendário para a realização de reuniões periódicas pelas mesmas; – Contratação da Diálogo Comunicação e Marketing (Processo licitatório mediante carta convite – menor preço)
II – Fiscalização e Participação
– Articulação com a Prefeitura do Recife de acordo de cooperação técnica para implantação do WEBGIS e desenvolvimento para as ações conjuntas de fiscalização;
– Participação no 3º Simpósio Internacional de Arquitetura e Construção Sustentável (SIACS) 2012 – Etapa Recife, realizado em setembro;
– Criação do Colegiado Permanente, composto por: SAEPE; IAB; ASBEA, ASBAI, ABEA, ABAP;
– Ofícios enviados às prefeituras de Olinda e da Cidade do Recife pedindo esclarecimentos sobre obras irregulares;
– Parecer entregue ao Governo do Estado sobre os viadutos da Avenida Agamenon Magalhães;
– Parecer sobre o projeto governamental Rios da Gente.
III – Debates com a sociedade
– Realização do workshop Recife Exchange Amsterdã (rXa);
– Apresentação (por Roberto Montezuma) da proposta do CAU/PE na Ademi;
– Apresentação da conselheira Cláudia Torres (Comissão de Ensino e Formação Profissional) em seminário da Faculdade Maurício de Nassau;
– CAU/PE sedia reunião da Comissão de Ética do CAU/BR e Comissão de Planejamento e Finanças;
– Participação na conferência “Rio+20”, quando o presidente Roberto Montezuma apresentou o estudo de caso (Árvore de Água) desenvolvido durante o Workshop rXa;
– Realização de workshop com entidades do setor para elaboração de documento com propostas urbanísticas para os municípios pernambucanos, destinado aos candidatos a
prefeito do Recife;
– Participação no debate “Impactos dos grandes empreendimentos e os desafios da governança municipal”, promovido pela Agenda Pública;
– Participação de debates para o fórum Recife que Queremos;
– Apresentação e entrega do documento com propostas urbanísticas para os municípios pernambucanos aos candidatos mais bem colocados nas pesquisas para Prefeitura do Recife: Geraldo Júlio, Mendonça Filho, Daniel Coelho e Humberto Costa;
– Participação na reunião ampliada do CAU/BR, realizado em agosto, em Brasília;
– Apresentação do projeto “Recife 500 anos – Árvore da Água” na Cúpula de Bogotá, quando Roberto Montezuma foi a convite da organização do evento.
IV – Administração e Capacitação
– I Seminário de instalação do CAU;
– Treinamento de equipe técnica no CAU/BR;
– Convênio com o Banco do Brasil para partição, na origem, da arrecadação do Conselho;
– Ampliação da equipe com a contratação de três novas funcionárias para atender as funções de Secretária Geral, Assistente Administrativa e Coordenadora de Tecnologia da Informação;
– Capacitação de funcionários para atuação como pregoeiros eletrônicos, em curso promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Recife;
– Capacitação de funcionários para elaboração de editais e licitações, através de curso promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Recife;
– Participação de funcionários no curso “Rumo a uma cultura de acesso à informação: a Lei 12.527/2011”, da Escola Virtual da Controladoria-Geral da União;
– Elaboração de Planos de Ação – CAU/PE – 2012;
– Participação do Seminário de Planejamento e Finanças para elaboração de Planos de Ação de 2013;
– Participação do Seminário de Organização e Administração;
– Participação do Seminário de Comissão de Ética;
– Participação do Seminário de Ensino e Disciplina.
V – Atendimento ao público
– Participação de Treinamento sobre o KITBIO – Coleta de dados biométricos para emissão de carteiras de identificação do CAU;
– Parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Pernambuco;
– IPHAN/PE; com CREA/PE e Prefeitura da Cidade de Caruaru, para contribuição na coleta de dados biométricos dos profissionais em Arquitetura e Urbanismo.
VI – Comunicação interna e externa
– Contratação de empresa para criação e manutenção do novo site da entidade;
– Lançamento de newsletter institucional (Informe CAU/PE);
– Criação de informe interno (Expresso da Comunicação);
– Produção de conteúdo pra novo site;
– Elaboração/produção de plaquete da solenidade de instalação da entidade.