CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » Semana do Patrimônio no CAU/PE enaltece força da Arquitetura

Semana do Patrimônio no CAU/PE enaltece força da Arquitetura

A arquitetura tem sido um desafio permanente na busca de informações cada vez mais especializadas. E quando envolve a preservação do patrimônio, essa pesquisa é ainda mais trabalhosa e densa. Esses foram alguns dos pontos abordados nas palestras promovidos pelo CAU/PE, na programação da Semana de Patrimônio, no Recife, com as arquitetas Risale Neves e Marcia Chamixaes, e a geóloga Maria Heloisa Frascá.

O público que participou do evento, na noite da quinta-feira (15.08), no auditório do CAU/PE, tomou conhecimento do empenho e dedicação das três profissionais, em atuações diferenciadas, mas todas conectadas à conservação e preservação do patrimônio.

Trabalhando juntas num minucioso estudo sobre os mármores dos palácios de Brasília, Risale Neves e Heloisa Frascá compartilharam com o público detalhes da pesquisa que fizeram para identificar a origem e o estado atual desses materiais.  Por meio de consultas a centenas de documentos, descobriram, por exemplo, que parte do mármore usado veio da região Noroeste do Rio de Janeiro e também do Espíritio Santos (Cachoeiro do Itapemirim).

O trabalho busca ir além de evidências do passado, mantendo um olhar de futuro. Segundo Risale Neves, a proposta é orientar sobre procedimentos de limpeza, no trato com a manutenção e conservação. Ainda, localizar fontes para fornecimento de material compatível, em caso de substituição. “Por meio dessas recomendações e do cumprimento de protocolos internacionais de conservação de obras do patrimônio, poderemos contribuir com a salvaguarda de obras ícones da nossa arquitetura”, explicou.

Luz – Especialista na área de iluminação, a arquiteta e urbanita Marcia Chamixaes fez um passeio evidenciando a luz na valorização do patrimônio. Ao apresentar cases locais e nacionais, abriu debate para a relevância do patrimônio iluminado no dinamismo da economia, ao estimular o turismo, contribuindo de maneira direta para a conservação dos espaços.

O conselheiro federal do CAU/BR, Roberto Salomão, abriu o evento ressaltando a importância da participação da entidade na Semana Estadual promovida pela Fundarpe, com objetivo de somar esforços em prol do patrimônio.

Ele lembrou, ainda, que o CAU/PE está realizando o Concurso de Ideias “Desafios do Patrimônio Cultural, com objetivo de promover o uso inovador e sustentável de monumentos e sítios arquitetônicos. “Precisamos estimular o engajamento de todos em ações que possam valorizar e, principalmente, preservar nosso patrimônio”, afirmou.

 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp