CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » Gestão das cidades é tema do I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental

Gestão das cidades é tema do I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental

Os Estatutos da Cidade e da Metrópole são o foco do I Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O evento, que acontece nos dias 12 e 13 de abril, em Brasília, contará com palestra do conselheiro do CAU/PE Jório Cruz e com relatoria do conselheiro federal por Pernambuco, Fernando Diniz, e do presidente da entidade no Estado, Roberto Montezuma.

Com a missão de fomentar discussões relacionadas às políticas públicas de planejamento urbano e ambiental, o encontro visa também iniciar um amplo debate sobre os problemas que afetam diretamente a qualidade de vida das cidades brasileiras e apontar possíveis caminhos a serem trilhados. “O Brasil tem bastantes leis voltadas ao urbanismo. Cabe ao CAU chamar para a reflexão sobre esses instrumentos, estimular a discussão e afinar o debate para que as proposições sejam mais assertivas”, defende Montezuma, que fará relatoria de Grupo de Trabalho sobre o Estatuto da Metrópole.

Especialista no assunto, o conselheiro do CAU/PE Jório Cruz ministrará palestra sobre a Lei nº 13.089/2015 (Estatuto da Metrópole), chamando atenção para questões como limites municipais, gestão consorciada e governança. “É preciso reconhecer que algumas cidades não cabem nos limites político-geográficos dos seus municípios, a dimensão legítima não cabe mais na dimensão legal”, alerta o conselheiro, que já presidiu a Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (Fidem).

Antes, de tratar dos temas específicos, entretanto, o evento terá como palestra magna a fala do arquiteto e urbanista colombiano Gustavo Restrepo, um dos principais responsáveis pela revolução urbana pela qual passou a cidade de Medellín, experiência que será apresentada aos presentes. Restrepo esteve no Recife em novembro de 2015 e conversou com o CAU/PE sobre os desafios das cidades contemporâneas. Confira a entrevista: Gustavo Restrepo: ‘É preciso melhorar os corações, não apenas as cidades’

Em ambos os dias, os participantes formarão grupos de trabalho, com o objetivo de discutir os temas expostos nas palestras e redigir um documento em nome do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil que será levado ao evento Habitat III, em Quito, neste ano.

Mais detalhes e programação completa do evento.

O evento é uma promoção da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR) com apoio da Comissão de Relações Internacionais (CRI–CAU/BR) e dos presidentes dos CAU/UF. As palestras e debates ocorrem no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados – CEFOR (Via N3 Projeção L – Setor de Garagens Ministeriais Norte – Brasília/DF). A inscrição gratuita pode ser feita em www.caubr.gov.br/seminario

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp