CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » Especialistas defendem abordagem integrada da cidade sustentável

Especialistas defendem abordagem integrada da cidade sustentável

Debate mediado pelo presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório, reuniu especialistas

Mais do que novos padrões urbanísticos, uma abordagem integrada para lidar com a questão da sustentabilidade dos centros urbanos foi defendida pelos convidados da segunda noite do Ciclo de Debates sobre o Plano Diretor do Recife, promovido pelo CAU/PE. Realizado na segunda-feira (20), no auditório do Porto Digital, o encontro contou com a participação dos arquitetos e urbanistas Roberto Ghione (IAB-PE) e Tomás Lapa (CAU/PE), além do advogado Hélvio Polito (OAB-PE).

Na ocasião, Ghione e Lapa ressaltaram diversos aspectos urbanos a serem pensados para a construção de uma cidade sustentável: habitação de interesse social, mobilidade, saneamento, distribuição de oportunidades econômicas e gestão metropolitana foram alguns dos pontos citados. “Espera-se que o Plano Diretor do Recife estimule a diversidade de usos, sendo menos necessárias opções motorizadas, por exemplo”, defendeu o vice-presidente do CAU/PE, Tomás Lapa. “A cidade é um espaço tanto de uso quanto de câmbio, precisamos encontrar o tom de cinza que equilibra esses interesses”, completou o presidente do IAB-PE, Roberto Ghione.

Já o advogado Hélvio Polito, integrante da Comissão de Direito à Cidade da OAB-PE, abordou o Plano Estadual de Mudanças Climáticas, aprovado em Pernambuco em 2010, e trouxe aspectos como densidade demográfica, aumento do nível do mar e relação entre ambiente construído e natureza. “O meio ambiente não está do outro lado do arco-íris, mas sim na nossa porta. A cidade, antes de ser um desenho, é um direito”, afirmou, destacando ainda a importância da regulamentação de instrumentos legais como o Plano Diretor.

O Ciclo de Debates sobre o Plano Diretor do Recife continua no dia 27 de agosto, quando será debatido o tema “Os Desafios do Financiamento Urbano”. Para o presidente Rafael Amaral Tenório, o papel do CAU/PE nesse processo tem sido o de “lançar luz sobre o máximo de visões de modo a representar a diversidade da cidade”.

A cidade sustentável foi tema de segundo encontro do ciclo de debates promovido pelo Conselho

 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Open chat
Olá!