CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » Edital de Patrocínio em ATHIS

Edital de Patrocínio em ATHIS

O CAU/PE lançou o edital 01/2019 para processo seletivo de concessão de patrocínio em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (Athis).  Este ano o projeto, cujo vencedor receberá o Prêmio Luis de la Mora, prevê melhorias em unidades da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) João de Barros, situada no bairro de Santo Amaro, Recife/PE.

O edital prevê a prestação de serviços técnicos de arquitetura e urbanismo voltados à promoção de melhorias de 50 (cinquenta) unidades residenciais da ZEIS João de Barros, com objetivo de otimizar e qualificar uso e aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno.

O projeto envolve a aplicação de recursos no total de R$ 40 mil e foi idealizado a partir de uma parceria entre o CAU, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e a Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem (Ciapa/ UFPE).

A partir da publicação do edital no dia 9 de setembro de 2019, as propostas devem ser apresentadas de 10 de setembro a 18 de outubro; com o resultado preliminar divulgado no dia 4 de novembro. O vencedor final será conhecido no dia 11 de dezembro, com execução definida para o período de 15 de janeiro a 14 de maio de 2020.

Parceria – Resultado de uma ação integrada entre os três parceiros, o projeto é fruto de uma cooperação de técnicos e pesquisadores, entre eles a Diretoria de Habitação da URB, à frente a arquiteta e urbanista Norah Neves, a professora Danielle Rocha, também Coordenadora do Ciapa/ UFPE, contando ainda com a participação da Coordenação do Fórum do PREZEIS.

O grupo identificou possíveis áreas para o desenvolvimento do projeto de Athis e contribuíram para a formatação do edital, além de seguirem acompanhando a fase executiva.

A URB será responsável pela mobilização social da comunidade beneficiada pelo projeto e também disponibilizará uma equipe composta por um arquiteto e estagiários que trabalharão na execução da iniciativa.

A professora Danielle Rocha, da Ciapa/UFPE, ressalta o engajamento da entidade na iniciativa, trazendo uma visão abrangente que valoriza as ZEIS do Recife e incorpora a participação popular, estimulando novos campos para a arquitetura e urbanismo.

Prêmio –Pesquisador de desenvolvimento urbano, aposentado como professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), De la Mora atuou junto a movimentos sociais em prol da melhoria de produção do habitat social. Nascido no no México, estudou arquitetura, filosofia e sociologia e faleceu em novembro de 2018. Nos anos 1960 veio para o Brasil e participou ativamente dos movimentos em defesa do desenvolvimento urbana, tendo entre o integrante a Arquidiocese do Recife e Olinda, à frente o então bispo Dom Hélder Câmara.

Confira aqui o edital e os anexos:

Edital ATHIS 2019

Errata nº 01 ao Edital ATHIS 2019

Anexo I – Termo de Referência ATHIS 2019

Anexo II – Edital ATHIS 2019

Anexo III – Cartilha ZEIS-JOÃO-DE-BARROS

Anexo IV – Minuta de Contrato

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp