Comissão garante legalidade e transparência no processo eleitoral
1 de outubro de 2014 |
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Instituída no dia 18 de julho, a Comissão Eleitoral do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) é composta pelos arquitetos e urbanistas Romero Teixeira Pereira, Zildo Sena Caldas e Antônio José do Amaral, sendo o último o coordenador do grupo. À frente dos processos que envolvem o pleito, a comissão tem se reunido sistematicamente para acompanhar e deliberar sobre cada passo.
Nos últimos meses, o grupo oficiou ao CAU/BR mudança no número de conselheiros estaduais de nove titulares e nove suplentes, para dez de cada, respeitando a proporcionalidade ao número de profissionais cadastrados. Também coube à comissão aprovar, no dia 20 de agosto, um plano de divulgação nas mídias próprias do CAU/PE e em mídias pagas, tendo como base calendário previsto pelo CAU/BR. Por fim, foram aprovados e divulgados os registros de duas chapas postulantes ao Conselho no Estado, sem que houvesse impugnação a nenhuma delas.
Com isso, teve início o período de campanha eleitoral entre arquitetos e urbanistas brasileiros. Entretanto, é importante lembrar que as candidaturas que não conseguiram concluir sua inscrição no Módulo Eleitoral, podem apresentar recurso junto à Comissão Eleitoral do CAU/PE, com toda a documentação dos candidatos, constante no Art. 19 da Resolução nº 81, até as 23h59 desta quarta-feira (1º).
OBRIGATÓRIO E PELA INTERNET – O pleito acontece exclusivamente pela internet a partir das 00h e até às 23h59, horário de Brasília, do dia 5 de novembro de qualquer parte do Brasil ou do exterior. É necessário possuir senha individual do profissional no Sistema de Informação e Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (SICCAU). O voto é obrigatório para arquitetos e urbanistas inscritos no CAU, sendo facultativo para aqueles com 70 anos ou mais, não havendo voto por procuração. Os eleitos cumprirão mandato de três anos, que se iniciará em 1° de janeiro de 2015 e se encerrará no dia 31 de dezembro de 2017. Para saber mais, leia o Edital de Convocação.