CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » Cidade-paisagem: CAU/PE lança novo volume do projeto Cadernos

Cidade-paisagem: CAU/PE lança novo volume do projeto Cadernos

Muito além do visual, as paisagens revelam as mais complexas relações urbanas, econômicas, históricas e ambientais das nossas cidades. Essa abordagem é aprofundada no segundo volume do projeto Cadernos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), que leva o título “Cidade-paisagem” e será lançado na próxima segunda-feira (20), a partir das 19h, no Forte do Brum. O lançamento integra a programação do II Seminário Internacional “Paisagem e Jardim como Patrimônio Cultural México/Brasil, realizado pelo Conselho e pela Universidade Federal de Pernambuco.

Com textos assinados por Lúcia Veras, Onilda Gomes Bezerra, Fábio Cavalcanti, Julieta Leite e Ana Rita Sá Carneiro, a publicação convida o leitor a percorrer “as cinco ‘portas’ da paisagem”: arte, natureza, experiência, cultura e projeto. Inspirados em abordagem do filósofo francês Jean-Marc Besse, esses cinco acessos interagem e apresentam a cidade a partir da paisagem que muitas vezes passa despercebida aos olhares mais apressados.

“Cidade que não tem paisagem carece de alma”, sentencia o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, lembrando que se trata de fio condutor palpável por onde podemos entender a dinâmica urbana e suas consequências. “Metodologias de paisagens nos ajudam a pensar no desenvolvimento de uma visão de longo prazo, transversalizando e projetando os desafios”, defende.

PROJETO – Os Cadernos de Arquitetura e Urbanismo são uma série de publicações técnicas que visa provocar reflexão, debates e ações por parte dos profissionais da arquitetura e do urbanismo, dos gestores públicos e da sociedade. O primeiro volume, intitulado “A metrópole da região metropolitana” e escrito pelo arquiteto e urbanista conselheiro do CAU/PE Jório Cruz, foi lançado em setembro de 2016. Temas como patrimônio e arquitetura de interiores serão abordados nos próximos volumes.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp