CENTRAL DE ATENDIMENTO

0800 8830113

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta-feira, das 08h às 14h ligações realizadas a partir de telefones fixos

Menu

Notícias

Início » Balanço positivo na conclusão do projeto Athis no Recife

Balanço positivo na conclusão do projeto Athis no Recife

O primeiro projeto de Athis desenvolvido pelo CAU/PE, na comunidade Lemos Torres, no bairro de Casa Forte, chegou a sua fase final. A entrega dos resultados ocorreu na reunião Plenária de agosto, no dia 6, com a presença da arquiteta Carmen Cavalcanti, vencedora do edital de concessão de patrocínio voltado a iniciativa pioneira na cidade.

Desde março, a arquiteta vem trabalhando na comunidade – juntamente com também arquitetas Marina Loureiro e Maria Eduarda Paiva – com ações voltadas à identificação das necessidades coletivas dos moradores e a proposta de soluções. Além disso, também foram realizadas oficinas para orientar sobre a produção de móveis com pallets, pintura, entre outras.

Com um relato emocionado, Cristiane Silva, líder comunitária do conjunto habitacional, agradeceu ao CAU/PE a escolha do local para o desenvolvimento do projeto de Athis, com uma nova perspectiva, inserida num processo de construção coletiva junto a todos os moradores. “Estamos numa área carente, moramos em apenas 40 metros quadrados, mas o CAU olhou para nós com respeito e enxergou que todos precisam de qualidade de vida em suas casas. Daí nasceu esse projeto”, afirmou.

Para a arquiteta Carmen Cavalcanti, o maior desafio foi apresentar um projeto que viesse a atender 100% dos moradores (192 habitações no total), em um curto período de tempo. “Acreditamos que era possível fazer algo diferente e nos dedicamos a isso”, afirmou, agradecendo ao CAU/PE pela possibilidade de conseguir mostrar que a arquitetura e o urbanismo são necessários e possíveis para todos.

Durante o projeto, ressaltou a arquiteta, foi realizada uma ação de extensão junto à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com a participação dos estudantes João Paulo Gomes Marques, Ellen Christine Barbosa da Silva, Daniela Regina Sales de Santana, Heloísa Marletti de Barros e Beatriz dos Santos Bueno.

A diretora de Planejamento da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), Norah Neves, participou da Plenária e elogiou a iniciativa do Conselho, reconhecendo o desejo de implementar novas parcerias com o CAU/PE para ação similar. “Que poderemos realizar em outros conjuntos habitacionais ou mesmo em áreas que estão sendo urbanizadas, agindo juntos para uma transformação urbana”, afirmou.

 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp